domingo, 11 de novembro de 2012



Simone Aparecida da Silva
RESENHA DA NOVELA SALVE JORGE



Salve Jorge é a novela das nove que está sendo exibida atualmente pela Rede Globo. Escrita por Glória Perez, com direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink, a abertura mostra um guerreiro montado em seu cavalo, fazendo uma passagem da Capadócia ao Complexo do Alemão, ainda conta com uma música feita especialmente para a novela tendo como cantor Seu Jorge.
A novela conta com um elenco de excelentes atores como Cléo Pires, Vera Ficher, Murilo Rosa, Cláudia Raia, Flávia Alessandra, Murilo Rosa, Rodrigo Lombardi, Letícia Spiller, Giovanna Antonelli e outros, traz também atores que não estavam atuando há algum tempo e com atores que estão estreando agora como Tiago Abravanel e Tammy  Gretchen.
A história da novela se passa em dois lugares totalmente diferentes, um é o Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, um lugar formado por favelas cheio de ladeiras e ruelas, e que infelizmente é comandado pelo tráfico, onde predomina o funk  uma dança muito ousada em um local com bastante brigas e tem Lurdinha (Bruna Marquezine) como uma das representantes, o outro é a Capadócia na Turquia com paisagens exóticas e costumes diferentes.
Os principais temas abordados pela novela são  o processo de pacificação do Complexo do Alemão e o tráfico internacional de pessoas.
A protagonista da novela é Morena, interpretada por Nanda Costa que moradora do morro e mãe solteira, é uma personagem alegre e de forte personalidade vive um grande amor com o capitão do Exército Théo (Rodrigo Lombardi). Mas que também iludidas pela proposta de garantir a independência financeira ganhando em dólar, decide interromper o romance em busca de sucesso financeiro no exterior, mas encontra uma triste realidade, como as personagens Jéssica (Carolina Dieckmann) e Rosângela (Paloma Bernardi) acreditam nas falsas promessas de trabalho oferecidas por Livia Marino (Claudia Raia). Uma vilã que se faz de agenciadora de talentos, e por traz é dona de uma casa de prostituição na Espanha, que conta com a ajuda de alguns comparsas como Wanda (Totia Meirelles) e Russo (Adriano Garib), e sua gerente Irina (Vera Fischer), de onde vem toda sua fortuna.
Mesmo que a intensão da escritora da novela com a trama sobre o tráfico de pessoas, seja mostrar a realidade do que está acontecendo no nosso país, prevenir e ajudar as pessoas a não cair nessa cilada, infelizmente a criminalidade aproveita isso para de alguma forma tirar proveito disso, a fortuna que se ganha com isso pode ser um incentivo para outras pessoas começarem a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário